Você frequenta academia a anos, e já não vê muita diferença no seu corpo, ou termina os treinos com a sensação de que poderia ter feito mais? Pode ser que esteja faltando intensidade nos seus treinos.
A intensidade é um fator determinante para movermos nossos indicadores de resultados e rendimento na direção certa. Ainda sim, existem alguns pontos a serem esclarecidos sobre o tema.
Intensidade é pura física! Define-se como a capacidade de se fazer mais em menos tempo; fazer mais trabalho mais rápido. Há quem diga que intensidade não é para qualquer um… Pura bobagem! Treinar em intensidade máxima independe de carga ou quantidade de repetição, é individual e desde que se tenha inteligência e conhecimento pode e deve ser usada desde os atletas de alto nível, até idosos, cardiopatas, etc.
A intensidade é uma característica individual, 90% de um atleta sera maior que 90% de um sedentário, mas ambos precisam chegar aos seu limite.
A única maneira de conhecer de fato a intensidade é experimentá-la.
Traduzindo para o dia-a-dia do CrossFit, se após você terminar o WOD ainda tem “gás” para fazer outro treino, é porque o wod não foi o suficiente para lhe cansar, ou seja, você não o executou com intensidade. Vale ressaltar que o escalonamento e as adaptações propostas pelos Coaches nos Wods, tem justamente o objetivo de fazer com que o atleta ultrapasse os limites do desconforto de maneira segura mas ainda assim intensa.
Como diria o ditado “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Fazer aquelas 5 repetições a mais, quando tudo o que você gostaria era parar, será exatamente o momento que você se torna mais apto.
“Fique impressionado com a intensidade, não com o volume”, disse Glassman em 2002.
Equipe Studio Cross Rede de studios especializada em treinamento funcional e cross com quase 10 anos de atuação no mercado fitness.
Comments