Como acabar com aquela dorzinha chata na sola dos pés.
Sabe aquela dorzinha chata na planta do pé que incomoda o dia todo? Ou ao final do dia após ficar o dia inteiro em pé, usando aquele salto que machuca só de pensar? Então, existe uma técnica que auxilia na prevenção e no relaxamento, contribuindo na melhora da dor e até na flexibilidade.
Já ouviu falar de LIBERAÇÃO MIOFÁSCIAL?
A liberação Miofáscial (LMF) é uma técnica que atua na mobilidade manual da fáscia, tecido conjuntivo fibroso que envolve o músculo, com o intuito de aumentar a amplitude de movimento (DADEBO et. Al. 2004). A liberação miofacial aplica pressão em alguns pontos no corpo e ajuda a relaxar e alongar o músculo.
Qual o significado de Miofáscial ?
Mio=músculo
Fáscia=tecido conjuntivo (membrana do tecido conjuntivo localizado a baixo da pele e promove o deslizamento do músculo durante o exercício).
A LMF não tem um momento específico do dia para ser feita, pode ser aplicada em qualquer momento, os benefícios de fazer a técnica além de potencializar a prática de atividades físicas auxilia na preparação do músculo e melhora a postura, flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.
Benefícios:
1- Libera as tensões e dores musculares crônicas;
2- Libera o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
3- Melhora a circulação e a respiração;
4- Aumenta a consciência corporal;
5- Promove o bem-estar;
6- Libera e ativa os músculos.
As grandes causas das dores podem estar relacionadas aos movimentos, treinos intensos, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto, estresse e desgaste emocional.
Mas lembra aquela dor na sola do pé que falamos la no inicio?
A dica de hoje para aplicação da técnica nos pés com a ajuda de uma bolinha de tênis. Fazer liberação miofacial na planta dos pés com o auxílio da bolinha de tênis, além de ser fácil e rápido, permite trabalhar de uma forma tridimensional mais específica e profunda.
Método:
Sente em uma cadeira confortável que te permita encostar a sola de ambos os pés no chão, preferencialmente com as costas encostadas no encosto da cadeira.
Posicione a bolinha de baixo do pé, no arco plantar.
Movimentando a perna pra frente e pra trás rolando a bola por toda a extensão do pé.
Se você sentir um ponto um pouco mais dolorido, insista neste ponto com movimentos mais curtos.
Tá esperando o quê? Corre lá e experimenta!
Quer se aprofundar mais no assunto? clique aqui e confira esse outro post que fizemos sobre o assunto.
Lembre-se sempre de consultar o médico ou um profissional de educação física especializado.
Carine Aparecida Coach na unidade 8, educadora física, atleta de futebol americano.
Comments