Conheça os exercícios básicos do Crossfit que todos praticantes precisam conhecer.
Se ouvir falar em crossfit te faz pensar logo em um esforço descomunal e te dá vontade de desistir da prática antes mesmo de conhecer melhor a teoria, pode ser interessante dar o braço a torcer, nesse caso apenas no sentido figurado, é claro!
Um dos programas de treinamento mais em alta no mundo inteiro, o crossfit vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. A atividade não oferece riscos, podendo ser praticado por qualquer pessoa, desde que acompanhado por um profissional qualificado e preparado para tal modalidade.
Separamos alguns dos exercícios básicos que todo iniciante da modalidade deve conhecer:
Todo atleta, não importa o nível, precisa ter esses movimentos em sua rotina de treino, para aperfeiçoar técnicas mais complexas.
BURPEE
Você pode não gostar, mas o grande benefício do burpee está no aumento da resistência cardiorrespiratória devido à rápida velocidade e à grande quantidade de vezes em que o atleta se move da posição horizontal para a vertical.
AIR SQUAT
O exercício básico de agachamento é essencial para compreender a postura correta de todo o corpo antes de partir para front squats, back squats ou overhead squats com carga elevada.
PULL UP
Exercício realizado na barra, é o primeiro passo antes dos mais avançados como chest to bar (peito na barra) e bar muscle up. Exige muita força no braço e nos ombros, mas para isso existem algumas adaptações como o uso de elástico. O pull up pode ser feito na forma strict (na força), kipping (com balanço do corpo) e butterfly (movimento contínuo).
PUSH UP
A flexão de braço também é um exercício de força que pode auxiliar em diversos outros movimentos como burpee, pull up e bench press (popularmente conhecido como supino). O push up também auxilia no fortalecimento de braços, ombros e da musculatura peitoral.
DEADLIFT
Também conhecido como “terra”, é um dos exercícios básicos do levantamento de peso. Um dos grandes benefícios é o fortalecimento do core, principalmente das regiões lombar e abdominal, muito exigidas em outros movimentos do crossfit.
PRESS
O exercício consiste em levar a barra dos ombros para cima da cabeça com a extensão dos braços. Basicamente, o exercício é primordial para realizar outros como push press, thruster e todas as variações de jerk.
WALL BALL
Além de ser um exercício excelente para a melhora do condicionamento físico e da resistência cardiorrespiratória, o wall ball exige de grande parte da musculatura do corpo (pernas, braços e tronco), colaborando para o fortalecimento das regiões.
KETTLEBELL SWING
O movimento resume perfeitamente o que é o crossfit. Uma mistura de força e condicionamento físico que exige o movimento de todo o corpo do atleta, aumentando a capacidade física e cardiorrespiratória.
Todo atleta avançado precisou evoluir antes de realizar os movimentos mais complexos, e você qual nível está? Conte para nós, deixe seu comentário!
Referência:
França, F., Burke, T., Claret, D., & Marques, A. (2008). Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios . Fisioterapia E Pesquisa, 15(2), 200-206.
Curtiu nosso post? Continue acompanhando nosso blog!
Equipe Studio Cross Rede de academias especializada em treinamento personalizado atuando a mais 10 anos no mercado.
Comments